jovem estudante com um caderno amarelo em mãos, em um fundo roxo com a palavra "parágrafo" escrita ao fundo.

Como escrever um parágrafo: o método Guitton

Nem sempre é fácil encontrar palavras para começar a escrever, mas esta lição que eu aprendi com o livro O trabalho intelectual mudou completamente a forma como eu escrevo...

Você já se sentiu travado na hora de começar a escrever um texto? Nem sempre é fácil encontrar as palavras iniciais para começar uma redação, mas esta lição que eu aprendi com o livro O trabalho intelectual de Jean Guitton mudou completamente a forma como eu escrevo.

Meu objetivo com este post é apresentar o método de Guitton para escrever um bom parágrafo. Mas antes, precisamos entender algumas definições e estruturas básicas.

O que é um parágrafo?

Um parágrafo é um grupo de frases que tratam do mesmo tópico ou um aspecto de um tópico maior (uma unidade textual). Essas frases estão sempre logicamente relacionadas entre si. As frases são como um conjunto de tijolos numa parede. Cada tijolo se encaixa perfeitamente com os outros para construir algo maior: o parágrafo.

Estrutura do parágrafo

Passemos agora à estrutura do Parágrafo. Observe o exemplo a seguir:
O sol é uma estrela anã amarela na qual os demais corpos celestes do Sistema Solar orbitam. Ele é composto por gases e não possui nenhuma superfície sólida. Trata-se da estrela mais próxima do planeta Terra e a maior de todo o sistema solar.

Tópico Frasal

Na construção do parágrafo, o primeiro tijolo é o tópico frasal, que também chamamos de “introdução”. É uma frase que introduz o tópico do parágrafo. Por exemplo: “O sol é uma estrela anã amarela na qual os demais corpos celestes do Sistema Solar orbitam”. Observe que essa frase introduz o tema do parágrafo: o sol.

Desenvolvimento

O segundo tijolo do parágrafo é o desenvolvimento do tópico apresentado na introdução. Aqui o tema introduzido deve ser explorado e ampliado, como no exemplo a seguir: “Ele (o sol) é composto por gases e não possui nenhuma superfície sólida”.

Conclusão

O tijolo que fecha a construção do parágrafo é a conclusão. Veja o exemplo novamente: “Trata-se da estrela mais próxima do planeta Terra e a maior de todo o sistema solar”. A frase conclui o parágrafo e abre portas para o avanço do texto. Ele poderia seguir falando das outras estrelas do sistema solar, ou abordar a maneira como a proximidade do sol com o planeta influencia a Terra. Ao mesmo tempo em que encerra o parágrafo, a conclusão introduz a próxima ideia ou tema que será apresentado.

Como escrever um parágrafo

Agora que você já conhece a estrutura de um parágrafo perfeito, vamos ver na prática como escrever um parágrafo seguindo a dica de Jean Guitton em seu livro O trabalho intelectual.

A grande sacada do Guitton é que a “parte motora” do parágrafo, ou seja, aquela que dá o movimento de partida no texto, não é o tópico frasal, mas a conclusão. O que o autor propõe é que o parágrafo deve começar a ser escrito pela sua conclusão, e não pela introdução.

Onde se encontra a cabeça do parágrafo, isto é, a parte motora? Resposta: na cauda. O termo do parágrafo é também o seu final, e é no fim que deve colocar a frase que dele resume a ideia.

Jean Guitton

Seguindo esse princípio, o exercício que deve ser feito é o seguinte. Pegue uma folha em branco, e escreva três linhas antes do fim uma dessas expressões:

  • “É assim que…”
  • “Por aí se vê que…”
  • “De onde se conclui que…”
  • “Portanto…”

Feito isso, conclua com uma frase que resume a ideia do seu texto. Segundo Guitton, é essa fórmula que fará apelo à conclusão do parágrafo. Essa única frase escrita vai determinar onde o seu texto vai chegar, e é em função dela que você deve construir todo o resto.

Com essa técnica, você terá mais confiança para desenvolver suas ideias de maneira clara e organizada. Experimente aplicar o método de Guitton nos seus próximos textos e observe como sua escrita pode melhorar significativamente.

Jean Guitton (1901-1999) foi um filósofo e escritor francês, membro da Academia Francesa. Nascido em Saint-Étienne, em uma família católica, ele se destacou nos estudos no Liceu de Saint-Étienne e na Escola Normal Superior de Paris, obtendo seu doutorado em Letras em 1933. Guitton lecionou na Universidade de Montpellier e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi prisioneiro de guerra no Oflag IV D. Em sua extensa carreira acadêmica, publicou obras filosóficas e apologéticas, tornando-se um dos maiores pensadores do século XX. Em 1961, foi eleito para a Academia Francesa. Guitton continuou a escrever e a pintar até sua morte aos 97 anos, deixando um legado significativo no campo da filosofia e da cultura francesa.

O trabalho intelectual é o tipo de livro que todo redator precisa ter em sua biblioteca. Nele você encontra conselhos sobre a divisão do trabalho de escrita, um método para tomar e organizar notas de estudo e várias dicas práticas para aqueles que almejam produzir intelectualmente. Adquira agora mesmo clicando no link abaixo.

Adquira agora o seu!

O Trabalho Intelectual

Este livro nasceu de um sentimento de profunda amizade pelos estudantes, sobretudo por aqueles que sofrem dos males causados pela desorganização e pela solidão.

tablet sobre a mesa com a capa do livro "O trabalho intelectual" de Jean Guitton em tela.
Felipe Madruga
Felipe Madruga

Redator publicitário, roteirista e preparador de textos. Meu trabalho é ajudar pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos por meio da escrita.

Artigos: 14